sábado, 21 de março de 2009

Sobre o SAMU

Um procedimento que pode até ser o tecnicamente correto, mas que é no mínimo esquisito quanto ao atendimento do SAMU. Se alguém for pessoalmente anunciar sobre um acidente, a orientação é que a pessoa passe a informação através do telefone público que fica em frente discando o 192. Somente depois de falar com a telefonista e com o médico é que a ambulância segue para a diligência. Pode isso até ser "tecnicamente correto" mas há de se convir que a pessoa que leva pessoalmente a informação sobre o fato assume inteiramente a responsabilidade caso se trate de uma fraude. Além disso, por menos tempo que se gaste com a burocrática ligação, é uma vida que pode estar em perigo.

7 comentários:

  1. FORMALISMO QUE PODE CUSTAR UMA VIDA!

    ResponderExcluir
  2. e vc acha que esse procedimento é só aqui em floriano??isso é nacional é normas de um orgão soberano chamado Ministério da Saúde e o SAMU é controlado através do Rádio telefone que tem uma uma equipe chamada e quipe de de Regulação...pode ser burocrático, mas esse é o procedimento exigido pelo orgão que rege o SAMU.

    ResponderExcluir
  3. Um dos fatores mais agravante è vc não conseguir executar chamada de celular das operadoras Tim e Oi por falta de pagamento, segundo manifestação de um funcionário no mural do portal noticias de Floriano. Realmente não estava funcinando e isso é gravíssimo. Imagine uma situação de assidente onde somente há de disponibilidade dessas operadoras?

    ResponderExcluir
  4. infelizmente a gente mora no brasil...

    ResponderExcluir
  5. gilberto é de extrama vergonha na rede de saude plubica(sus), nao tem remedios para os doentes até a farmacia que tinha na secretaria de suade foi desativada por nao tem remedio, quando agente procura remendio na secretaria a atende diz para procura os postos de saude e nos posto de saude dizem que nao tem a mas de tres meses...ate quando?

    ResponderExcluir
  6. Caro Gilberto! Nosso SAMU 192 adota um modelo que há décadas vem dando certo no mundo inteiro. É assim nos melhores serviços de atendimento móvel pelo mundo: França, Israel e EUA. Raciocine comigo: o TEMPO DE OURO que o solicitante leva do local da ocorrência à Central Samu retarda o atendimento, comprometendo a vida em questão; enquanto via 192 a ligação dura em média 90 segundos. Quem tiver interesse no apaixonante tema Atendimento Móvel de Urgência visite: samu-de-france.fr ou 911site.com ou, no google, "portaria 2048 - MS". Um abraço e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir