domingo, 1 de março de 2009

Padre Pedro - 101 anos


Se estivesse vivo, o Padre Pedro da Silva Oliveira, de tão saudosa memória, teria completado 101 anos de idade no último sábado (28/02). Como infelizmente, nesta data, nada se ouviu a respeito de tão grande personalidade, vale uma dica para os educadores de Floriano: mostrem a seus educandos pelo menos um pouco da história dessa grande personalidade que se tornou tão íntima com a nossa cidade. Eis alguns dados:


Padre Pedro da Silva Oliveira nasceu em 29 de fevereiro de 1908 em Castelhana, município de Palmeirais - PI. Foi ordenado padre, em 29 de novembro de 1936. Celebrou a primeira missa no dia seguinte, na Igreja da Padrinha (Fortaleza).
Foi designado como Vigário da Paróquia de São Pedro de Alcântara, em Floriano, assumindo suas funções no dia 14 de janeiro de 1938. De 1938 até 1955 fez várias liberações pelo interior do sertão como: Nazaré, Itaueira, Rio Grande, Flores do Piauí, hoje, todos municípios, nos quais ele pregava o Evangelho, celebrava missas, batizados e casamentos.

Dedicou-se ao seu rebanho, à educação e ao magistério, lecionando, desde 1940, Latim, Português e Religião no Ginásio Santa Teresinha e Escolas do Estado. Dentre as obras sociais, destaca-se a fundação do Educandário Santa Joana D'Arc, do qual foi também diretor sem receber nenhuma renumeração.

O Educandário funcionou na casa paroquial, onde tinha a sua residência, que também foi por ele construída em 1944. Também construiu o Salão Paroquial.

Aposentado pelo INSS, continuou a ministrar conhecimentos de Religião em diversas escolas, visitando cerca de 30 delas por semana _ isto em 1992_, permanecendo, assim, nessa grandiosa missão evangélica.

Na década de 1960, foi proprietário do Ginásio Santa Teresinha, juntamente com Adélia Waquim, Pe. José Almeida e Ivan Carneiro.

Na sua gestão como vigário, foram feitas várias melhorias na Igreja Matriz, como: a colocação do novo piso e de forro, a instalação de um relógio em 19 de maio de 1943.

Além da catequese que desenvolvia em quase todas as escolas, o Pe. Pedro produziu bons trabalhos intelectuais.

Além da Igreja Matriz, participou da construção da Capelas de Nossa Senhora de Nazaré (Povoado de Nazaré); de Bom Jesus da Lapa (em Piripiri); São Francisco das Chagas (em Rio Grande), de Nossa Senhora da Conceição (em Capitão da Manga, a mais antiga de todas, já serviu de sede paroquial); de Santo Antônio (em Flores); de Nossa Senhora do Desterro (em Araçás); de Bom Jesus da Lapa (em Pilões); de São Sebastião em Mata-Pasto; do Coração de Jesus (em Cabeceira, município de Bertolínia).

O Padre Pedro foi diretor espiritual da paróquia de 1938 a 1994. Esteve na função de 16 de janeiro de 1938 a 15 de julho de 1985. Faleceu no dia 27 de outubro de 1994, na Casa de Saúde de Floriano, comovendo a comunidade que o amava e o admirava. Os seus restos mortais se acham depositados na lateral direita do altar principal da Igreja Matriz de São Pedro de Alcântara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário